terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Alegria ou Felicidade?

Uma das coisas que me deixa feliz de verdade é ver um paciente melhorando, se animando com a vida.
Quando comparo como a pessoa chegou pela primeira vez, procurando ajuda e como se sente depois, motivada, entusiasmada, fazendo coisas novas, planos...é bom demais.

E você, está alegre? 

Você é feliz? 

Alegria é um dos nossos sentimentos positivos, de prazer, de ânimo. Costuma-se dizer que quem está alegre está feliz, mas pode ter uma diferença.
A alegria é sentida quando se está experimentando algo bom, como estar alegre com uma linda manhã de sol, estar alegre ao reencontrar um amigo para um café, ou porque acabou de comprar aquela roupa legal.
É como se a alegria fosse um estado mais passageiro, mas de grande prazer. 

A felicidade é um sentimento mais profundo, mais essencial, como se fosse um jeito de ser, e não só um estado circunstancial.
Vemos pessoas que são materialmente pobres, e que mesmo assim carregam uma felicidade "por tão pouco", estão sempre sorrindo.
Já outras, abastadas, não demonstram isso. Podem até ser negativas, mal humoradas, infelizes mesmo.
A felicidade verdadeira não está no externo.
É claro que algumas coisas na vida são muito significativas, e nos deixam realmente felizes, como comprar o primeiro carro, fazer o casamento, ter um filho, conseguir aquele emprego, aquela viagem... São realizações importantes para a vida e vem de encontro com nossos maiores objetivos de vida, são coisas realmente importantes. 

A felicidade tem muito a ver com o interior de cada um, com sua constituição, personalidade, sensibilidade, histórico de vida, forma de reagir diante das situações.
Algumas pessoas enfrentam processos duríssimos desde cedo, e não os registra como dolorosos. Parecem até preparadas para isso.
Já outras se angustiam e deprimem por muito menos, acham que a vida é sempre triste.

É de cada um. 

Uma vez me disseram uma coisa muito interessante: "Você pode estar triste mas feliz, mas não pode estar triste e alegre!".
_________________________________________________________________
Gostou do texto? Deixe seu comentário. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário